Este livro foi desenvolvido através de “Mídias sociais de conhecimento”, portanto exemplifica o processo de geração, compreensão e disseminação do conhecimento, que ocorre com vários meios de comunicação diferentes, bem como compreensão de como o uso de diferentes mídias moldam esses processos (Eisenstadt & Vincent, 1998, p. 4). Mídias sociais de conhecimento concentram-se no diálogo e na construção de significados como abordagem oposta da transmissão ou meios de difusão (Dalgaard, 2009). A ênfase centra-se na importância das interações sociais para enriquecerem o entendimento coletivo, bem como a construção colaborativa e personalizada do conhecimento. Mídias sociais de conhecimento foram usadas na produção deste livro para:
- reunir grupos de pesquisa para co-autoria;
- discutir sobre Filosofia da Abertura e co-design REA;
- refletir e descrever de forma colaborativa tecnologias para a co-criação de conteúdo como REA;
- criar e publicar recursos abertos multimídia em colaboração com os leitores, para serem reutilizados, readaptados, remixados e redistribuídos por qualquer pessoa;
- coletar dados abertos para analisar e revisar contribuições e produções dos participantes;
- desenvolver e disseminar a pesquisa educacional aberta, com base no processo, tecnologias e criação de redes, usados para produzir este livro.
A obra “Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais” apresenta estratégias frutíferas fundamentadas em bases teóricas e práticas sólidas para a reconstrução, reutilização e divulgação de produções acadêmicas visando promover a aprendizagem colaborativa aberta, bem como o desenvolvimento profissional para qualquer leitor interessado em REA. Este livro está organizado em três partes: (1) Princípios Teóricos e Práticos – em Inglês, (2) Visão Geral – em Espanhol, (3) Estudos de casos com reflexões teóricas e práticas – em Português. A variedade de temáticas relacionadas com REA (Figura 1) são tratadas nos capítulos desta obra.
No comments yet.
Please log in to leave a comment.